Balanças eletrônicas funcionam pelo princípio gravimétrico; ou seja, a medida a ser obtida em razão da massa sobre ela depositada está sujeita à influência da aceleração da gravidade, simbolizada por “g”. Este fator varia principalmente de acordo com os parâmetros de latitude e altitude de uma localidade para outra no globo terrestre. Quanto maior a precisão do equipamento, maior é a possibilidade destes fatores influenciarem na pesagem a ponto de serem percebidos. Em outras palavras, quanto mais preciso for o instrumento, mais visível é a influência do “g” na leitura de uma pesagem
O usuário de uma balança de precisão (analítica ou semi-analítica) pode determinar a influência do “g” em seu processo de pesagem, se a balança não tiver sido ajustada (calibrada) no seu local de trabalho.

Localize o “g” de sua cidade ou o da cidade mais próxima. Algumas cidades possuem mais de uma base de medição. Para facilitar, há uma coluna indicando a altitude da base e na coluna “Notas” há uma referência de localização. Por exemplo: em Presidente Prudente – SP, a aceleração é de 9,785968 m/s² e em São Paulo é de 9,786366 m/s². Para uma massa de 1.000 g pesada numa balança em São Paulo, e depois na mesma balança sem ajuste em Presidente Prudente, a diferença seria de -0,04 g, relevante para certas aplicações.