Diferença entre Calibração, Verificação, Manutenção e Ajuste


Ao chamar um técnico para fazer a manutenção na sua balança, qual a principal solicitação a fazer? Ele vai ao seu estabelecimento fazer uma verificação, uma calibração, Manutenção ou um ajuste?

Esses termos muitas vezes são confundidos e até usados como se fossem iguais, mas são diferentes.

Na teoria, Calibração e Verificação está enquadrada na área da Metrologia Científica e tem como seu principal órgão regulamentador o INMETRO. Já a Manutenção ou Ajuste está enquadrada na área da Metrologia Legal, tendo como seu principal órgão regulamentador o IPEM de cada região.

 

Verificação

 

Para verificar se o equipamento está pesando corretamente coloca-se um peso-padrão em seu prato/plataforma e observa visualmente o valor mostrado em seu visor. Essa verificação pode ser feita pelo proprietário ou operador, com o uso de pesos-padrão devidamente ajustados, para que uma possível diferença entre o valor mostrado e o peso real seja detectada o quanto antes.

Calibração compreende uma Verificação mais detalhada, onde as informações do peso aplicado, dos valores observados e, normalmente, os erros encontrados e incertezas são registrados em um Certificado.

Antigamente era usual citar a Verificação e a Calibração como “Aferição”, mas a terminologia “Aferição” foi abolida pelo VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia.

 

Calibração:

 

Calibração compreende uma Verificação mais detalhada, onde as informações do peso aplicado, dos valores observados e, normalmente, os erros encontrados e incertezas são registrados em um Certificado.

Antigamente era usual citar a Verificação e a Calibração como “Aferição”, mas a terminologia “Aferição” foi abolida pelo VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia.

Portanto, A Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.

Quando calibramos um instrumento, somente demonstramos, por meio de medições, as condições em que o equipamento se encontra, ou seja, a calibração não faz com que o equipamento esteja em conformidade com o pretendido.

Calibração é análise de dados e esses dados representam a situação atual do equipamento.

Então saberemos que para o ponto de 20 kg, a balança em questão terá um erro de 0,1 kg e a incerteza expandida, em nosso caso 0,1 kg:

A Calibração está finalizada. Com esses dados analisaremos a necessidade da Manutenção ou Ajuste, caso o equipamento não esteja em conformidade com a tolerância exigida.

A calibração periódica dos equipamentos é de vital importância em um processo, pois com ela podemos analisar se o que estamos medindo está de acordo com o pretendido.

A falta de calibração pode resultar em desperdícios desnecessários, causando prejuízos a um processo.

Estabelecer um programa de calibração e manutenção dos instrumentos de medição, que contemple os critérios para calibração e manutenção, incluindo os parâmetros a serem calibrados; as metodologias; as frequências e quando procedente, o laboratório ou organismo responsável pelas calibrações, são fundamentais.

 

Manutenção ou Ajuste:

 

Se constatado erro na leitura em uma Verificação ou Calibração, é preciso verificar as causas, executar uma manutenção e fazer o Ajuste desse valor, para que o equipamento mostre o peso exato do que realmente está sobre a balança.

Para esse Ajuste é necessário chamar um técnico credenciado pelo Inmetro. Somente um profissional autorizado poderá fazer a manutenção, para que tenha validade legal.

Então, a Manutenção ou Ajuste por sua vez consiste, por meio de ajustes internos ou externos, fazer com que o desempenho do equipamento seja de acordo com o requerido. As manutenções podem ser tanto Preventivas como Corretivas.

Seguindo o exemplo da Tabela 01:
Após Calibrarmos a balança, observamos que no ponto de 20 kg existe 0,1 kg de erro, e não podemos admitir esse erro. Então romperemos o lacre da balança e ajustaremos para que quando aplicada uma carga de 20 kg, o equipamento leia exatamente 20 kg. Faremos com que o equipamento tenha o desempenho requerido.

 

Referências e Sites de Consulta

Blog TOLEDO do Brasil


  • Segundo o dicionário de Aurélio Buarque de Holanda, conhecido como “Aurélio”, também conhecido nos meios acadêmicos como “O pai dos burros”, o verbo Aferir significa comparar com o padrão, principalmente com referência pesos e medidas. Segundo o VIM, Vocabulário Internacional de Metrologia, a palavra correta é “verificação”. Na verdade tanto o VIM como a pa-ctuação do Inmetro estão deturpando a língua portuguesa. o que faz a Academia Brasileira de Letras? Nada?

  • Calibração lembra libra que trata-se de balança. Vejamos o signo de libra, não é uma balança? Será mera coincidência? Em óptica usa-se um instrumento para conferir ou aferir a curva da lente que está sendo surfaçada, conhecido como cálibre. Ficam aqui meus agradecimentos por proporcionarem um meio de poder contribuir para o aperfeiçoamento da cultura da língua portuguesa.

  • Em consequência do desconhecimento dos significados da letra “A”, (a, â, á, à), que na língua chinesa também tem quatro sons similares aos sons da língua portuguesa, ainda tem o significado de negação, (não), como no caso de átomo (indivisível). A(não) e (tomo), partes. Existem coleções de livros cujos volumes são designados por(tomo), ou seja: tomo 1, tomo 2, tomo 3, etc. No caso específico do verbo aferir, significa não ferir, porque alguém ferido não esta de acordo com o padrão que deve estar íntegro, ou seja inteiro. Ou seja, sem ferimentos, sem defeitos, mal formações ou vícios. No caso da metrologia científica, industrial ou legal, a palavra correta para a operação de verificação da integridade de um instrumento, equipamento ou elemento de máquina é aferição ( comparar com o padrão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.